top of page
terra_foto_09e.jpg
logo_TERRADIVINA.png

foto: © ATO

Ourondo: uma aldeia fértil para a harmonia territorial, social e cultural

Situada entre dois cursos de água — a ribeira da Caia, a Sul, e o rio Zêzere, a Norte — a freguesia do Ourondo é uma das mais pequenas do concelho da Covilhã, não obstante a sua riqueza em recursos naturais e potencialidades endógenas. Dela avistam-se os cumes das Serras da Estrela e Gardunha, da Serra da Cebola e, mais próximo, a Serra da Maúnça.

Especula-se acerca do nome Ourondo e das suas origens. A existência de minas de ouro, no sítio da Moita, será umas das razões mais plausíveis (até pela proximidade geográfica à zona do Couto Mineiro).

A Terra Divina e a sua relação com o Ourondo

A Terra Divina não é um projeto de contorno isolado: a sua proximidade com o Ourondo está pensada para fazer com que estes dois lugares se beneficiem mutuamente através dos seus recursos próprios. Na verdade, a Terra Divina e a aldeia do Ourondo interpenetram-se mutuamente numa continuidade paisagística: através das estradas e caminhos locais, através da Grande Rota do Zêzere (GR33) que atravessa ambas, através da ribeira da Caia e a praia fluvial que banha as suas mútuas fronteiras.

 

Mas mais do que isso, a Terra Divina e os projetos artísticos e de bem-estar que pretendemos implementar têm como visão uma revitalização dos recursos patrimoniais existentes mas pouco aproveitados numa localidade condenada à lenta desertificação: além da Casa de Apoio da ATO, sediada no Ourondo e atual lugar de residências e de permacultura, o nosso trabalho também atua em diálogo com o Rancho Folclórico do Ourondo, diversos estabelecimentos locais e a própria praia fluvial da Alagoa, cujo acesso é feito através da Terra Divina.

Terra Divina
Aldeia do Ourondo

ato_asgd.gif

Rio Zêzere
Ribeira da Caia

Grande Rota do Zêzere GR33
Casa de Apoio da ATO

Uma nova referência artística e cultural no coração de Portugal

A localização da aldeia do Ourondo permite-lhe ser um ponto estratégico no eixo central de várias cidades próximas entre si mas não tão ligadas do ponto de vista cultural: Guarda, Coimbra, Castelo branco, Covilhã. O Ourondo pretende assumir-se como um novo ponto de afluência das artes no país, reclamando olhares para este lugar de riqueza natural nas Beiras.

 

A materialização desta rede não se restringe aos eventos isolados organizados pela ATO na Terra Divina: o nosso objetivo é criar uma teia de cruzamentos disciplinares numa mostra artística de escala nacional — o FESTIVAL DOURADO, FESTA D’OURONDO, projeto ambicioso que muito em breve conhecerá a sua Edição Zero. Este festival não só será um novo palco para a mostra das artes performativas a nível nacional: dialogará também com as festividades locais (Srª do Carmo e Srª da Assunção), em conjunto com as suas gentes e os territórios vizinhos.

foto: © ATO

Com a dinamização da aldeia do Ourondo e desenvolvimento da Terra Divina enquanto ponto de Turismo Sustentável, queremos contribuir para uma

 

CONSCIÊNCIA GLOCAL

enquanto estratégia urgente e necessária de um novo equilíbrio entre a humanidade e o planeta. A realização artística é uma faceta compatível e integral a este projeto, porque para nós o desenvolvimento humano está diretamente ligado ao desenvolvimento do seu envolvente — ao seu palco, aos seus inter-agentes, e às fontes de bem-estar que não são apenas suas mas universais

terra_foto_06.jpg

foto: © ATO

Próximos passos:

O trabalho da ATO divide-se portanto em dois eixos: a criação artística, que inclui a realização de workshops e retiros, residências artísticas e projetos de criação, e o trabalho no terreno em que progressivamente vamos erigindo as estruturas necessárias para que a Terra Divina possa futuramente albergar todos os projetos na agenda, incluindo o Festival Dourado. 

Para isso contamos com uma equipa de profissionais, amigos e voluntários permanentes ou temporários que por um motivo ou outro passam pela Terra Divina. Se queres apoiar o nosso projeto, considera tornar-te sócio da nossa associação; em alternativa poderás também informar-te das condições e datas abertas para períodos de residência no Ourondo num regime de voluntariado livre. 

Juntos somos mais fortes e mais felizes!

bottom of page