top of page
novo_metodo_1d

em breve:
O NOVO
MÉTODO NOVO

A síntese metodológica de uma nova prática nas artes performativas

Cada momento tem sido tratado
como um espetáculo único.
É levantado da terra numa gestação orgânica
e sempre de porta aberta
a quem se aproxima. 
Por vezes, juntam-se o Circo, a Música e a Dança
num encontro híbrido que deseja criar uma

ARTE TOTAL.
Numa espécie de Festa e Funeral,
pensamos as guerras antigas,
as ATOais,
o absurdo e o ridículo impregnados,
o Lugar e a ausência Dele… 
Casamento com o Novo e o
divórcio de um passado moribundo.
O Fim e o Início tentam dançar pela última vez…
Para uma

VIDA TOTAL
através da criação e desenvolvimento de
O NOVO
MÉTODO
NOVO

sob a direcção de
Luciano Amarelo.

É só na aparência que as diversas áreas da prática performativa realizadas pela ATO são distintas. Mas o Teatro, o Circo, a Varieté, a Comédia são facetas de um mesmo processo de descoberta interior: uma descoberta do nosso Ser no seu mais profundo, explorando emoções, desejos, medos e inseguranças, egoísmos e altruísmos, tragédias e euforias. Tudo é matéria-prima para as artes de palco, pois tudo isto é ao mesmo tempo a matéria-prima das nossas vidas.

Muitos foram os métodos de ensinamento desenvolvidos por criadores e pedagogos nas artes de palco. Um dos mais famosos é o sistema de Stanislavski, cuja pedagogia se tornou uma referência amplamente conhecida de preparação para atores profissionais. O método de Stanislavski não chegou nunca a ser compilado num só volume; o próprio autor reconhecia que o seu método não deveria ser visto como um manual estanque, mas antes como um ponto de reflexão.

novometodo_02b.jpg

Cruzando as práticas do teatro clássico com os ensinamentos valiosos do clown e das artes circences, uma nova metodologia de trabalho emerge. Dando seguimento ao ensinamento que das mãos de Stanislavski apresentou um Novo Método para a preparação do ator, nós preparamo-nos para desenvolver um Novo Método Novo, no desejo de abrir portas e portais a uma nova forma de ser arte, ser vida, fazer arte e fazer vida. 

O Novo Método Novo é assim uma disciplina de teoria e praxis e será também o registo escrito daquela que é já uma nova pedagogia e uma nova maneira de agir em palco — seja no teatro, no clown ou no circo — desenvolvida por Luciano Amarelo ao longo do seu trabalho em momentos de criação coletiva. Afinal, num mundo onde a arte é feita por pessoas, é essencial formar pessoas e convidá-las a ver de novo a performance artística como um ritual essencial de partilha: um lugar sagrado onde podemos (e de vemos) encontrar-nos e cruzar a Arte com a Vida.

Atualmente work-in-progress, planeamos num futuro próximo dar seguimento à sua publicação. Aqui poderás encontrar uma introdução ao Método Novo (incluída na folha de sala do espetáculo O Cerejal - ATO 3)

bottom of page